Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que um em cada quatro adultos não faz os 150 minutos de atividade física de intensidade moderada recomendados. Além da saúde física, as atividades são importantes para a saúde mental. ¹ 

É comprovado que a atividade física pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade¹. Segundo a OMS, entre outros benefícios, a prática evita também a obesidade, reduz a pressão arterial e o estresse, e melhora a autoestima. ² 

Colocar o corpo em movimento é uma via para manter o equilíbrio físico e mental. De acordo com o Ministério da Saúde, por meio da atividade física é possível garantir o aumento da disposição para realizar outras tarefas, o fortalecimento dos ossos e músculos, a melhora da flexibilidade e capacidade funcional, a melhora da qualidade do sono, do humor, dos quadros depressivos, da autoestima e da sensação de bem-estar, além da redução do estresse, da ansiedade².   

Segundo a OMS, a prática pode ainda reduzir os sintomas da depressão¹, evita a obesidade, reduz pressão arterial e melhora a autoestima².  

Para entender os benefícios do exercício físico para a saúde mental, conversamos com a psicanalista, neuropsicóloga, psicopedagoga e membro da Academia Fluminense de Letras Andrea Landislau, que nos conta que um dos maiores benefícios do exercício físico para a saúde mental é a produção em larga escala da dopamina, hormônio que melhora o humor e a sensação de prazer. 

Andrea Landislau, psicanalista, neuropsicóloga, psicopedagoga e membro da Academia Fluminense de Letras

“Esse hormônio está ligado diretamente ao sistema de recompensa do cérebro, aumentando, durante e após a prática de exercícios, a liberação do hormônio no organismo e elevando a sensação de felicidade e de satisfação com a vida. Além disso, olhando nosso corpo e mente dentro de um sistema integrativo, a prática de atividades físicas está relacionada ao bem-estar físico, emocional e psíquico, independente de gênero ou idade", diz. 

A especialista explica que a atividade física aumenta a autoestima, ajuda a reduzir os níveis de ansiedade, estresse e depressão, melhora funções cognitivas, previne doenças e promove saúde, além de estimular uma maior qualidade de vida. 

Exercícios que fazem bem para a mente

Algumas atividades físicas podem ser mais interessantes do que outras para a saúde mental, mas isso, é claro, depende do indivíduo e nível de aceitação de cada um para a atividade. Veja algumas que foram destacadasna reportagem do Portal Terra em 2023: 

fundo verde com texto que fala sobre exercícios que fazem para a saúde mental: caminhada, treino HIIT, yoga e dança

Fellipe Pellizzon, 24 anos, personal trainer

Uma escada, uma intuição e uma mudança de vida

Fellipe Pellizzon, 24 anos, é personal trainer e conta que desde criança gostava de praticar esportes na escola.  Mas a paixão pela musculação, que um dia se tornaria em profissão, veio aos 13 anos... em uma volta da escola que parecia mais uma, como qualquer outro dia. Mas não era. 

“Andando pela cidade que eu morava, vi uma escadinha na rua e me deu uma intuição de subir. Na parte de cima eu vi uma academia que me chamou muito a atenção. Mesmo jovem, eu quis fazer. O problema é que a mensalidade, na época, era R$ 60 e a minha mesada era de R$ 50. Mas meu avô me incentivou e passou a complementar esse valor. Foi quando eu entrei no mundo do exercício físico e minha vida mudou”, conta. 

Fellipe é um homem trans e diz que a atividade física melhorou sua autoestima e mesmo antes da musculação, com a prática esportiva, já sentia os benefícios na saúde mental.  

"Ansiedade, estresse, depressão... Não ficava pensando muito nas coisas. Eu sofria com obesidade infantil, sofria muito bullying. Eu nunca me identifiquei com o meu corpo, sempre tive dificuldade e isso afetava a minha saúde mental”, conta. 

O personal trainer recorda que, no início da transição, a musculação foi fundamental para que o corpo que ele ocupa fosse, finalmente, o que ele se sentia à vontade. 

Quem diria que subir aquela escada iria mudar toda uma trajetória? E é assim que Fellipe se vê ajudando os alunos que passam pelas angústias que ele passou um dia. 

“Eu vi que eu conseguia mudar meu corpo e eu fui me sentindo melhor, diminuir depressão, diminuir ansiedade. Foi quando eu decidi trabalhar com algo que eu gostasse e ajudar pessoas como eu”, conta. 

"A atividade física mudou a minha vida. A minha mudança pessoal, de conseguir emagrecer, conseguir mudar o meu corpo antes mesmo de fazer a cirurgia. Isso para mim foi a minha maior conquista"

Aliado contra a depressão

A psicanalista Andréia Landislau diz que tanto a depressão quanto a ansiedade acabam diminuindo os níveis hormonais e provocam desequilíbrio emocional. Para combater isso, a atividade física é um excelente aliado, já que andar, correr, pedalar, caminhar e os demais exercícios injetam no corpo serotonina e endorfina. 

"Os benefícios são inúmeros e fazem com que, inclusive, pensamentos negativos e limitantes, comuns de quem sofre com depressão ou ansiedade generalizada, tenham recorrência cada vez menor no organismo de um assíduo praticamente de atividades". 

Além de mexer com a química do cérebro, a prática de uma atividade física em conjunto pode fortalecer vínculos sociais.  

"Temos a necessidade de pertencer e reconhecido por alguma tribo, algum grupo. E quando isso acontece, seja com o grupo de praticantes de atividades físicas ou não, o foco para pensamentos mais positivos e otimistas, aumenta", explica Andréia. 

Procure ajuda especializada

A psicoterapeuta explica que, ao praticar atividade física, a pessoa também fortalece o sistema imunológico, o que diminui o risco de doenças e pode prolongar a vida. 

"Pode-se facilitar a produção do quarteto da felicidade que são nossos hormônios do bem:  Serotonina, Endorfina, Dopamina e Oxitocina. São hormônios produzidos regularmente pelo seu organismo, enquanto você segue levando a vida. Porém, o desequilíbrio deles pode causar sintomas, como:  ansiedade, depressão entre outros transtornos. Ou seja, quanto mais seu corpo produzir esses quatros amigos, mais harmonia terá o seu funcionamento" 

E cada um terá uma atuação específica no organismo, explica a especialista: 

🏋️🧠 Serotonina

Atua ajudando a regular o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco e as emoções; ou seja, é um regulador dos excessos.  

🏋️🧠 Endorfina

Serve como um analgésico natural no organismo sendo liberada para controlar a resposta do nosso corpo ao estresse, às dores e também às emoções negativas.  

🏋️🧠 Dopamina

Promove a sensação de prazer, melhora o humor, regulando nossas emoções, que faz com que a positividade e a alegria tomem conta de seus dias, facilitando olhar para os desafios.

🏋️🧠 Oxitocina

Produzida pelo organismo quando ele se sente relaxado e seguro. É chamado por muitos como o "hormônio do amor".

Portanto, quem pratica exercícios físicos diariamente, só tem benefícios, seja no corpo ou na mente. 

Procure ajuda especializada

Apenas um profissional qualificado (psicólogo ou psiquiatra) pode diagnosticar transtornos mentais, além de prescrever o tratamento adequado. Portanto, caso perceba alguns desses alertas, procure ajuda.
Caso tenha dúvidas sobre onde procurar essa ajuda, chama a Cássia, a assistente virtual de Saúde Mental da Medley. Ela está te esperando para compartilhar dicas e informações importante sobre o tema. Além disso, pode te ajudar a encontrar locais de atendimento psicológico gratuito ou a valores sociais.

💪 BÔNUS

Conheça a história de pessoas que tiveram a vida transformada após o início de práticas esportivas:

Referências:
  1. Organização Pan-Americana da Saúde. Atividade Física. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/atividade-fisica. Acesso em: Abril, 2024; 
  2. Senado Federal. Dia Mundial da Atividade Física. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/2022/04/06/dia-mundial-da-atividade-fisica. Acesso em: Abril, 2024. 
  3. Ministério da Saúde. Hábitos que podem ajudar a sua saúde mental em tempos de Coronavírus. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2020/habitos-que-podem-ajudar-a-sua-saude-mental-em-tempos-de-coronavirus. Acesso em: Abril, 2024; 
  4. Ministério da Saúde. Dia Mundial da Atividade Física. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/06-4-dia-mundial-da-atividade-fisica/. Acesso em: Abril, 2024. 
  5. Portal Terra. 5 exercícios físicos que aliviam o estresse e a ansiedade. Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/5-exercicios-fisicos-que-aliviam-o-estresse-e-a-ansiedade,93c5126f44124acf4967ad60171e167em5oe00jo.html. Acesso em: Abril, 2024; 

MAT-BR-2401518/MAIO 2024